Forças Armadas admitem que mataram e torturam cidadãos brasileiros durante a ditadura militar
Em resposta ao ofício da Comissão Nacional da Verdade (CNV), as forças armadas finalmente admitiram que mataram e torturaram cidadãos brasileiros durante o regime militar.
Abaixo, trecho do documento enviado à comissão pelo Ministério da Defesa.
1. Em atenção ao Oficio nº 585/2014-CNV, de 13 de agosto de 2014, no qual a Comissão Nacional da Verdade requer manifestação deste Ministério sobre as conclusões das sindicâncias promovidas para apurar os desvios de :finalidade no uso de instalações militares, venho prestar os seguintes esclarecimentos:
2. [ … ] desde já, considero oportuno esclarecer que tenciono consignar, em minha manifestação à CNV, que o ordenamento normativo reconheceu a responsabilidade do Estado pela morte e desaparecimento de pessoas durante o regime militar, bem como pelos atos de exceção praticados no período de 18 de setembro de 1946 a 05 de outubro de 1988.
3. Nesta perspectiva, o Estado Brasileiro, do qual este Ministério faz parte, por meio das autoridades legalmente instituídas para esse fim, já reconheceu a existência das lamentáveis violações de direitos humanos ocorridas no passado e assumiu sua responsabilidade pelo cometimento desses atos. [ … ].
Resta saber, agora, onde foram enterrados os corpos e que punição sofrerá quem ordenou a carnificina.
Por: Adão Lima de Souza
Deixe um comentário