De um leitor, sobre o trânsito em Petrolina

CarroNão é novidade que a quantidade de veículos automotivos tem crescido muito na cidade de Petrolina, reflexo de um transporte público ineficiente, da falta de espaço adequado para ciclistas e de uma sociedade que tem a posse de um veículo automotivo, especialmente o carro, como manutenção de um status social.

Convivemos com um grande fluxo de veículos nas ruas de Petrolina, especialmente no centro (horário comercial) e na orla (principalmente à noite).

Quero chamar a atenção dos donos de carros para um comportamento que tem causado vários transtornos para o trânsito da nossa cidade, gerando acidentes e desavenças. Trata-se do comportamento de alguns que, sem se preocupar com a segurança dos outros, acabam por estacionar os carros nas esquinas. Que é uma área onde é proibido estacionar, todos sabem, mas quero que tenham a consciência de que não se trata apenas da infração administrativa (multa), deve-se atentar que tal comportamento pode ensejar graves acidentes.

Na orla, ao lado da escola Maria Auxiliadora, na esquina da Padaria Holanda (Bairro José e Maria), entre outros lugares, é frequente ver carros estacionados na beira das esquinas, obstruindo a visão daqueles vão pegar a via.

As fotos foram tiradas no meio da rua, essa é a visão do motorista. Totalmente obstruída a visibilidade devido ao carro branco estacionado perto da esquina, na faixa amarela, o que obriga ao condutor avançar de modo a ficar praticamente no meio da avenida para, somente assim, ver quem vem, aumentando muito a chance de acidentes.

Josemario de S. Nunes
(Um cidadão qualquer)
  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *