Alunos da Facape protestam contra o aumento de mensalidade sob a vigilância da Guarda Municipal e da Polícia.
Ontem, quarta-feira, dia 30/04, para recepcionar os alunos que pretendiam protestar contra o novo reajuste abusivo de mensalidade, a direção da Facape convocou a polícia e a guarda municipal como se ali se tratasse de desordeiros, de bandidos de alta periculosidade e não de pacatos e respeitadores estudantes que trabalham duro para pagar os altos salários de até R$ 20 mil nesta faculdade.
Depois dizem é que os alunos são quem desrespeitam a faculdade ao se oporem ao aumento desnecessário, pois a Facape goza, segundo as palavras do presidente da autarquia, de boa saúde financeira devido à competência inigualável desses profissionais zelosos com as contas da instituição.
Quero acreditar, e nisso não estou sozinho, que ao chamar a polícia e a guarda municipal, a intenção da diretoria tenha sido a de garantir a segurança do estudante durante a manifestação, senão por que outra razão a polícia deveria está ali? Essa certeza, para nós estudantes, é uma demonstração digna de respeito, já que, por um instante, sentimo-nos reconfortados com a preocupação paternal daqueles que decidem o destino de nossa faculdade.
Quando em 2013 fechamos a entrada da Facape não ocorreu nem um incidente que ameaçasse a integridade física ou moral de quem quer que fosse, numa demonstração clara de respeito à instituição e as pessoas que dela fazem parte. De tal modo que mereceu do presidente da autarquia o reconhecimento justo de que foi uma mobilização “pacífica e ordeira”, segundo suas palavras.
Então, por que, agora, assim como no outro protesto, sem haver nenhum tipo de sinalização de que o movimento pudesse descambar para o desrespeito ás pessoas ou outro tipo qualquer de agressão contra o patrimônio de nossa faculdade, a direção resolveu convocar a polícia e a guarda municipal? Será que passou pela cabeça desses homens de bom senso que, de uma hora pra outra, jovens estudantes de boa família, pudessem se transformar em marginais perigosíssimos, colocando em risco a vida de pessoas e promovendo bandalheiras?
Como disse, reafirmo aqui a convicção pessoal de que a presença de policiais e guardas se deu pelo imperativo maior que era a garantia de nossa segurança. Caso contrário, ser-me-ia impensável outra razão para que a polícia estivesse na faculdade.
Por: Adão Lima de Souza
Bom dia Antônio, entrei nesse blog contra minha vontade, depois de amigos ter me dito que o senhor tinha citado meu nome, como existe muitos Fernando na Facape, peço desculpas se o comentário não foi para min, mais se foi, quero dizer ao amigo que não faço comentários mudando o nome, pois, amigo só tenho medo dos castigos de Deus. Sou estudante do 6º período de Direito da Facape e já fui presidente do DCE com muito orgulho na gestão passada, onde os alunos da Facape não sabia nem o que era um DCE, encontramos a sala fechada e abandonada; com muita luta e dedicação de um trabalho totalmente voluntário conseguimos fazer um dos DCEs reconhecido em toda nossa cidade. Não faço esse tipo de criticas como algumas pessoas que ajudaram a eleger o DCE fizeram com meu nome, invadindo o meu pessoal, chegaram a me ligar um dia e perguntar se eu não tinha mãe (infelizmente meus pais faleceram, mais nem perdi meu tempo com esse cidadão na hora me justificando) pois segundo ele eu precisava de uma mãe/pai para me reeducar, mais isso e passado, entreguei tudo a Deus e a justiça que está resolvendo tudo e vai cobrar de todos que me acusaram sem provas, logo todos terão conhecimentos das decisões; acredito muito em Deus e na justiça Brasileira amigo. Quero dizer que concordo com alguma coisas do que foi dito acima, por exemplo, algumas pessoas que apoiaram essa gestão me criticaram muito, por não ter passado em sala, chamando os alunos para a reunião do conselho que aprovou o reajuste passado, não entendo, por que, o DCE cometeu o mesmo erro que eu ao não passar em todas as salas chamando os alunos para a reunião do conselho, essa mesmo pessoas que me critico não fez nenhuma critica a essa gestão. Teve momentos que recebi ligação de pessoas que hoje dão apoio ao DCE falando que não sabia o que era feito com o repasse da carteirinha; nosso tesoureiro tem toda a prestação de conta e foi afixada no mural do DCE na época, não entendo, por que, essa mesma pessoa não cobra hoje uma prestação de contas da gestão atual, pois o facabol foi realizado ano passado, e na própria carta de proposta da chapa 2 tem “transparência no DCE´´ Recebi tantas criticas por as vezes depois de muitos pleitos com a direção, tínhamos por alguns dias como colar um adesivo na placa do outdoor da Facape e vender ingressos para festa, pessoas que hoje estão na gestão fizeram calourada e venderam ingressos para festa também e vi vários outdoors nas cidades de Petrolina e Juazeiro e não vi pessoas que me criticaram e apoiaram a chapa 2 criticar a gestão atual ou cobrar uma prestação de contas da calourada por causa da venda de ingresso, dos outdoors, espaço, bandas e etc.. Então e isso amigo, Quem me critico vejo hoje apoiando o DCE, mais não vou fazer como alguns deles fizeram de citar meu nome nas redes sociais denegrindo minha imagem, desejo sorte aos amigos do DCE, devido a correria do curso não posso participar dos movimentos, mais desejo que Deus esteja com vocês, um abraço do amigo;
Fernando Silva
Ex-Presidente do DCE Facape
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, a casa de gente tá caindo!!!!!
Adão, Fernando que está publicando todos esses comentários! Pode ter certeza.
Eles não conseguem mais eleger um DA de turismo. Adão, cade os 600 votos que a chapa 2 teve?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. No protesto tinha pelo menos 60 alunos????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Os alunos da Facape acordaram, fora Adão, fora Adonjones..
Adão, cade os DAs que vocês prometeram ano passado que ia criar?? Se tivesse DAs dos cursos, teríamos tido votos contra o reajuste no conselho. Por que, vocês não avisaram da reunião do conselho, era para ter passado em sala, para irmos com força total para a reunião. Decepção total Adão, vocês sabiam do reajuste e não chamaram os alunos para a reunião.. fora, fora, vamos eleger um estudante do primeiro período como presidente, pois ele e novo na faculdade e não vai estar contaminado com essa sujeira.
Cade a prestação de contas do facabol do ano passado?
Cade a prestação de contas da calourada? Será que teve apoio político? Vi muito Fernando Filho do PSB no DCE, por isso pergunto como aluno,
ou será que a venda dos ingressos cobriu?
Cade a prestação de conta da carteirinha?
Responda o que Carlos Antonio Pereira Gonçalves perguntou Adão, cade aquele senhor que gosta de conversa, mostrar a verdade?????? Vai fugir da conversa????? Cade aquele cidadão democrático? Revolucionário? Vai se calar Adão?
Adão, não precisamos de um DCE amigo da Direção, FORA ADÃO, FORA ADONJONES.. Devolva o DCE aos estudantes Adão.
Tenho 2 e-mails e usei cada um para cada comentário dos 2 que fiz com meu nome, pode me perseguir Adão, sou mulher e ta para nascer o macho que vai me fazer medo.
Fora Adonjones e Adão. Eu soube que o vice presidente tem privilegios com a direção, ele estaciona o carro junto com os diretores. Não precisamos de um dce da direção da Facape.
Adão, devolva o DCE aos estudantes.
Fora Adonjones e Adão
Fora Adão e Adonjones, não precisamos de um DCE pelego, cabo eleitoral de Maria Helena, Fernando Filho, Miguel Coelho e Paulo Câmara, todos da cúpula do PSB. Convoco todos os alunos para uma grande assembléia, logo divulgaremos o dia, precisamos de um DCE comprometido com a luta estudantil.
Minha última participação neste bom combate.
Caríssimo Carlos Antonio Pereira Gonçalves:
Compreendo e acho justa a tua defesa do aumento de mensalidades, pois, de fato, isto representa uma diminuição na margem disponível de recursos que a direção da Facape teria para investimento na infraestrutura da faculdade. Entretanto, não comungo com a pretensão de que seja o aluno a única fonte provedora desses recursos. Porém, não é isso que se discute aqui. Então vamos ao que interessa.
Numa de suas intervenções, você afirma categoricamente que sou, na verdade, um grande manipulador que tem sempre um discurso preparado para ludibriar os indefesos alunos desta faculdade e, por isso, tenho sido tema de conversas pelos corredores da Facape.
Considerando que seja esta a verdade, caberia indagar se você como um dos poucos capazes de perceberem minhas manobras perversas, pois não se deixa enganar, nem sequer por um minuto, com minhas palavras vazias e previamente arquitetadas para iludir nossos colegas alunos, pois, segundo suas afirmações, eu sou igualmente sujo e abominável como os políticos a quem tomastes enquanto medida de comparação, por que então o senhor se omite me deixando livre para perpetrar minhas maldades e ampliar o número de minhas vítimas?
Seria por que, assim como quando o antigo DCE sofria intensamente os meus ataques desleais, você em momento algum se mostrou solidário o suficiente para auxiliar aqueles de quem gosta tanto, agora estaria autorizado a permanecer inerte diante do grande mal que represento, já que a poltrona em frente ao computador é mais segura e confortável?
Ou porque, ao, se expor na defesa de quem você habilmente percebe ser alvo de injustiças cometidas por um pulha como eu e, pela evidente insegurança que demonstra, poderia não resistir e findar por também manipular aqueles que te dessem crédito?
Então, eu lhe pergunto: paga-se pelo crime somente quem age ou também aquele que injustificadamente se omite?
Essas perguntas me soam retóricas. Porque você é previsível e todos sabem qual será sua resposta às minhas palavras.
Virás, tu, aqui novamente e tecerás um longo discurso sobre como uma possível diminuição do reajuste das mensalidades representa uma queda enorme da disponibilidade de recursos para investimento em nossa faculdade, de como este DCE decepcionou a ti e a todos, de como um crápula como eu consegue ludibriar alunos inteligentes, de como eu e o DCE pretende se utilizar da inocência do alunado para vender a luta estudantil aos políticos malfeitores que reverenciamos, pois em nada nos distinguimos deles, e, por fim, de como fomos injustos com o antigo DCE que jamais mediu esforços para defender a luta estudantil ou, quem sabe, de como nos tornamos tão parecidos com tudo que fingíamos repudiar.
Todavia, apesar das palavras bem elaboradas, você continuará no conforto de sua poltrona. E nem, por uma vez sequer, abandonará sua segurança e se lançará a defesa do que diz acreditar, ainda que seja para impedir que pessoas nocivas como eu possa triunfar ou, simplesmente, como meio de oportunizar aos alunos que facilmente enganamos o contraditório.
E assim será. A menos que me surpreenda e encampe a luta que acredita ser justa. Mobilizando os alunos, indo à imprensa e defendendo abertamente que o aumento de mensalidade é necessário porque representa investimento no desenvolvimento da Facape. Esse pode ser um meio eficaz de deter minha atitude inescrupulosa, nociva ao aluno.
Lute pelo que acredita!
Com a cordialidade de sempre:
Adão Lima de Souza
Fora Adão e Adonjones, não queremos um DCE que só pensa em vender ingressos e fazer evento esportivo, fora DCE pelego, queremos um DCE preocupado com a luta estudantil, não um DCE que leva Fernando Filho na Facape. O DCE e apartidário, deveria ter levado todos os candidatos a governador de Pernambuco para entregar a proposta de estadualização a todos em um ato, o que fez foi errado, ao levar só um candidato, Adão. Votei na chapa 2, não me decepcione, por favor. Com essa atitude do DCE, parece que quer promover políticos do PSB.
* Adão, vou te procurar, estou com a mensalidade atrasada, pensei que todos não iam pagar, o que faço?? não tenho como pagar os juros por conta do atraso, Onde te acho?? Se meu pai souber me mata, rsrs.
Adão, vou te procurar, estou com a mensalidade atrasado, pensei que todos não iam pagar, o que faço?? não tenho como pagar os juros por conta do atraso, Onde te acho?
Sempre foge, não gosta de ouvir a verdade, sabe o que os alunos andam dizendo do senhor nos corredores, dizem que o senhor e manipulador, tem um discurso sempre articulado no intuito de manipular as pessoas.
Aproveita amigo e pedi para o presidente que você elegeu mostrar nesses 7 meses de Gestão para que ele foi eleito, pois o que vejo e um DCE que só pensa em vender ingresso para calourada, fez facabol ano passado mais caro que o da gestão anterior, no Bairro João de Deus, em quadra publica; Vejo um DCE hoje vendendo palestras e confeccionado carteiras de estudantes sem divulgar a receita. Cade a proposta da chapa 2, que vosmicê disse que ia ter transparência, cade a prestação de contas do facabol do ano passado? cade a prestação de contas da calourada? (muita cara por sinal, vários outdoors em Petrolina e Juazeiro) Será que teve apoio político? Vi muito Fernando Filho do PSB no DCE, por isso pergunto como aluno, ou será que a venda dos ingressos cobriu? Cade a prestação de conta da carteirinha? Vocês estão fazendo a mesma coisa da gestão anterior, até pior, pois o facabol foi mais caro e não justifica o preço, a gestão anterior fez no SESC,uma entidade privada, os senhores fizeram no Bairro João de Deus em uma quadra publica do IF Sertão-PE. Antes de jogar a pedra nos outros, olhe seus erros. Me lembro de vossa excelência pedindo votos para a chapa 2 e dizendo que ia ser um DCE para os estudantes, que ia cumprir todas as propostas, hoje vejo vosmicê fazer pior que a gestão anterior. E, por favor, quando for fazer protestos com 20 alunos da Facape, evite pelo menos que alunos de outra instituição entre em nossa faculdade, vi pessoas do levante popular de juventude, nada haver Doutor Adão, querendo mostrar força com pessoas de fora, os problemas da Facape deve ser resolvido dentro de casa. Os alunos estão revoltados com vocês, fica mandando os alunos não pagar a mensalidade, teve aluno que perdeu o desconto, soube que 2 membros do DCE disseram que ia pagar em dia para não pagar juros para a Facape, absurdo. SUGIRO AOS ALUNOS QUE PERDERAM O DESCONTO IR AO DCE PEDIR RESTITUIÇÃO, AFINAL DINHEIRO LÁ DEVE TER, POIS VEJO UMA GRANDE CONFECÇÃO DE CARTEIRA DE ESTUDANTE E VENDA DE SEMINÁRIOS, MAIS PARECE UM COMERCIO DO QUE UMA ENTIDADE DE REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL.
Graças a queda do aumento que o senhor enche a boca para dizer que vossa excelência derrubou, um aumento de 15.84% para 9,5%, devido essa queda estamos sem investimentos na faculdade,a faculdade parou, veja o histórico dela, construção de biblioteca de referencia na cidade, salas climatizadas e etc.. Obg Adão por derrubar um pouco a mensalidade ano passado e atrasar o crescimento de nossa faculdade. Em relação ao DCE, acho estranho, pois se todos somos alunos, por que, ano passado você não lutou como aluno como está lutando hoje, fez questão de tirar o presidente da época, será que, pelo fato do mesmo na época ser ligado a Julio Lóssio, e suas postagens nesse blog denegri a imagem do Prefeito de Petrolina, muito estranho né? Sim, eu vi as fotos de vosmecê do lado do candidato a Senador ai em Pernambuco Fernando Bezerra Coelho do (PSB) Do Deputado Fernando Filho do (PSB)e do candidato a Deputado Estadual Miguel Coelho do (PSB). (risos), Vai entender hein Adão? (risos). Você pode engana 20 alunos na Facape que não entende a sujeira que tem por trás da política, mais a esse cidadão aqui você não engana meu nobre.
Caro Carlos Antonio Pereira Gonçalves:
Eu adoraria ficar e tergiversar contigo sobre as minhas preferências políticas. Mas estas, pelo teu discurso, que ratifico integralmente, são tão clarividentes que seria dispendioso o tempo gasto.
Tempo, teu e meu, que devemos empregar naquilo que cada um defende. Eu, um valor de mensalidade que caiba no meu bolso; e tu, um valor de mensalidade que caiba no bolso de poucos.
Pois o “homem é o exercício que faz”!
Atenciosamente,
Adão Lima de Souza, um admirador de tua perspicácia.
Um abraço.
Por favor Adão, Seja mais verdadeiro em suas palavras, vocês no primeiro protesto queriam acabar com a palestra do Misael Montenegro, uma falta de respeito com os mais de 200 alunos que pagaram a inscrição e outa falta de respeito com as autoridades que vieram prestigiar nosso evento. Isso só não aconteceu, por que, o ex-presidente do DCE não optou por invadir o auditório como você sugeriu, eu estava olhando o protesto e ouvi você falando no microfone lá fora, só por causa dessa atitude do ex-presidente, você como um bom homem passou a massacrar o coitado. Professor Remigio está certo, absurdo o que fizeram, atrapalharam as aulas, vi muitos alunos reclamando, soube que pessoas de fora participaram do protesto, Estamos ali para estudar amigo, reflita, deixe o presidente trabalhar, até quando ele vai viver em embaixo de sua asa?
Caro Antonio Pereira Gonçalves, não sei se tu és aluno. Se fores e crês, de verdade, que protestar contra o aumento abusivo de mensalidade numa faculdade pública é motivo suficiente que justifique uma intimidação policial, eu te peço perdão por tê-lo feito economizar teu dinheiro com o infortúnio que causei quando fizemos a direção recuar na sua pretensão descabida de reajustar as mensalidades em 15,84% para 9,5%.
Quanto ao DCE, se um dia tiver disponibilidade para ler seu Estatuto, compreenderás que tanto eu como tu somos o DCE. Todavia, a diferença entre nós é que eu não me acovardo, luto pelo que é justo. E tu?Por que não repudiastes a diminuição de mensalidade que esse baderneiro conquistou para ti?
Atenciosamente,
Adão Lima de Souza, criado de vosmecê.