Arquivos da Seção: Se Bula!

SE BULA! – EM TEMPO DE “CORONAVÍRUS”: ALERTA AO USO DA MÁSCARA DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA

Nas ultimas publicações sobre a atividade física e saúde feita aqui na pagina do SE BULA ficou evidenciada a importância da atividade física à saúde e que iniciar um programa ANTISEDENTARISMO seria uma forma saudável a qualquer individuo. Hoje a perspectiva é alertar para o uso de máscara durante as atividades e compreender possíveis riscos.

A atividade física é um fator muito importante nessa fase de isolamento social, e temos visto muitas pessoas tentando aderir a um programa de corridas ou caminhada, mas com comportamentos que podem ocasionar alguns acidentes de natureza fisiológica. Não estou falando de doença, mas de risco durante a prática do exercício físico.

É conhecido que em atividades aeróbicas a troca de oxigênio é o fator que permite a continuidade ou não daquela atividade, normalmente, sendo encerrada por falta de condicionamento físico- esse seria o ideal– porem o que estamos presenciando é a atividade física de caminha e corrida, até mesmo de ciclismo, as pessoas usando máscaras.

O critério aqui não é condenar por nenhum motivo não cientifico o uso da máscara, o intuito é de entender que, as atividades aeróbicas elevam nossos batimentos cardíaco a níveis que não chegamos em repouso, portanto, há sinais de falta de oxigênio naturalmente, usar a máscara irá antecipar essas sensações que não são boas.

A ausência de oxigênio pode ser caracterizada como “hipóxia” no corpo humano: “Pode levar a desmaios, desorientação, problemas de coordenação, alterar o ritmo cardíaco. Pode afetar severamente a fisiologia normal de um ser humano”. É preciso chamar atenção a esses sintomas durante a atividade física e parar IMEDIATAMENTE.

Como dito antes, o uso de máscara certamente atrapalha na respiração durante a pratica de atividade física, daí, então, é recomendável que se quer proteção integral a saúde, todos que forem iniciar ou continuar seu programa de atividade física deve seguir as recomendações de afastamento e não aglomeração, evitando ou tentando evitar o contagio pelo covid-19, mas o uso de MÁSCARA não é recomendável DURANTE A ATIVIDADE, justamente por potencializar o aparecimento dos sinais e sintomas comentados, típicos de “hipóxia”.

A atividade aeróbica é adotada pela maior parte das pessoas por diversos motivos, seja de estética, de saúde ou de treinamento esportivo. A intensidade moderada é a mais comum nessas praticas, usando índices moderados da nossa capacidade respiratória. Naturalmente, vemos pessoas destreinadas reclamarem de enjoo, tonturas, além das dores musculares próprias de alguém que inicia uma atividade física.

Disse própria, em momento algum podemos considerar que são sintomas NORMAIS DA ATIVIDADE. Sempre que qualquer um desses sintomas forem presentes durante sua atividade física deverá parar imediatamente e respirar até sentir controle total do corpo.

Em momento anterior visualizamos que o exercício de intensidade moderada, praticado regularmente, melhora a capacidade de resposta do sistema imunológico assim contribuindo com o objetivo de melhoria da qualidade de vida, portanto séries variadas desses exercícios supracitados.

ALERTANDO que, se estiver fazendo uso de máscara durante sua atividade física seus sintomas relativo a fadiga podem ser acelerados e o limiar da atividade ser reconhecido muito antes do que o normal, e não por beneficio, mas por excesso de esforço causado pela dificuldade na respiração, provocado pelo uso da máscara.

Deixe para usar a máscara no trabalho ou local que seja exigido em virtude de aglomerações e siga as determinações oficiais. Para a atividade física, o uso de máscara não é necessário, tampouco recomendável.

Assim, faça sua atividade física lembrando que seu organismo foi feito para se movimentar, ative-se, mova-se, mexa-se… SE BULA! AFINAL, TODO DIA É SEGUNDA FEIRA.

Por: Cícero Atila Martins Santos, Professor Especialista em Educação Física.

SE BULA- EM TEMPO DE “CORONA VIRUS”

Nas ultimas publicações sobre a atividade física e saúde feita aqui na pagina do SE BULA ficou evidenciada a importância da atividade física à saúde e que iniciar um programa ANTISEDENTARISMO seria uma forma saudável a qualquer individuo.

A atividade física associada a outros comportamentos como a alimentação saudável e sono contribui para a melhoria do nosso sistema imunológico, dessa forma é que, faz-se imprescindível, nesses dias de crise epidemiológica, que seja adotado um comportamento isolado, porem não sedentário, pois, é também, possível atividades físicas em casa.

Alguns exercícios de resistência muscular são totalmente indicados, pois garantem o efetivo estimulo de grupos musculares importantes no dia a dia, tais exercícios como: apoio de frente, abdominais variados e se houver um local apropriado subidas na barra também são de grande valia.

Não é objetivo, desta publicação, esgotar as possibilidades com exemplos de atividades físicas, mas de demonstrar que mesmo em casa nossa responsabilidade da ativação corporal em busca de uma melhor imunização do nosso sistema fisiológico é possível e recomendada, já que não é conhecido por qual período estaremos com orientação de confinamento.

Vale lembrar que similar aos programas utilizados em academias as “séries” devem ser definidas e contínuas visando logicamente exercitar o componente da Aptidão Física que desejas, desde FORÇA; FLEXIBILIDADE; RESISTENCIA; RITMO ou outros. O exercício adotado deve ser seguro e numa sobrecarga suportável, valendo lembrar que sua criatividade para, talvez, criar seus próprios movimentos corporais guiará o nível de intensidade da atividade escolhida.

A ciência determina que o exercício de intensidade moderada, praticado regularmente, melhora a capacidade de resposta do sistema imunológico assim contribuindo com o objetivo de melhoria da qualidade de vida, portanto séries variadas desses exercícios supracitados.

A prática dos tipos de atividade e com sua intensidade moderada da maneira abordada quando em relação sistema serve para proteger o corpo de ataques externos, logicamente não é VACINA, mas de grande importância como fator de proteção.

Entender que as atividades físicas são importantes corresponde a perceber que, momentaneamente uma mudança comportamental é exigida, com isso os objetivos estéticos ficam menos favorecidos em favor da qualidade de vida, e em parceria a ela outros hábitos exigem seu cumprimento de maneira consciente tais como a alimentação e sono.

A adesão a um programa dessa natureza, feito em casa, é uma proposição de luta contra o sedentarismo e manutenção da saúde, nesse caminho instantâneo não é diretamente o aspecto físico/estético, mas nossa obrigação de combater essa PANDEMIA que assusta e assola o mundo.

A atividade física diária contribui a defesa do sistema imune, pois a prática de exercícios faz com que o sangue circule mais. Assim, os anticorpos e glóbulos brancos se deslocam por todas as partes do seu corpo mais rapidamente, de modo que eles possam detectar as fraquezas mais rapidamente.

Com a alteração da frequência cardíaca em virtude da realização dessas atividades físicas desencadeiam a liberação de hormônios que “alertam” as células imunes de agentes causadores de doenças, portanto a intensidade da atividade deve ser moderada. ALERTANDO assim que, exercícios de alta intensidade nesse momento não são recomendados, pois agem de forma contraria reduzindo nossas defesas, pois o estresse é aumentado demasiadamente.

Assim, mesmo em casa, faça sua atividade física lembrando que seu organismo foi feito para se movimentar, ative-se, mova-se mexa-se… SE BULA! AFINAL,  HOJE É SEGUNDA FEIRA.

Por: Cícero Atila Martins Santos, Professor Especialista em Educação Física.

Se Bula! – RESISTÊNCIA MUSCULAR

 MulherNos últimos anos, tem sido notada a frequente busca pela manutenção de um perfil corporal que as pessoas possuem e querem permanecer com este por longos períodos da vida. Não é tão fácil assim, mas, também não é tão complexo, pois com a pratica de atividades físicas regulares associada a outros hábitos diários, tais objetivos são facilmente assegurados.

Entende-se a resistência muscular como capacidade do músculo de exercer tensão durante período de tempo, que pode ser constante ou variável, tentando manter o movimento por tempo prolongado ou fazendo muitas repetições. Nem sempre é atribuída ao programa de exercício físico a importância que a RML tem para a qualidade de vida, quase sempre o enfoque é estético.

Os programas em academias têm “séries” contínuas de resistência muscular localizada, quase sempre adotado aos das mulheres, que em grande parte tem esse foco, muitas vezes, por não desejarem um corpo masculinizado, tendo em vista que muitas pessoas acreditam que o simples fato de malhar irá moldar seu corpo num formato desse nível.

Os exercícios dessa natureza, normalmente, tem uma função específica ao tônus muscular, mesmo assim, algumas pessoas os utilizam com enfoque direto de modificação estética, tentando desenvolver os músculos abdominais, glúteos, coxas e panturrilhas (batata da perna). É comum vermos os grandes profissionais dos esportes possuírem séries de grandes repetições de exercícios abdominais chegando ao estremo em competições internacionais, que as pessoas vão ao limite do corpo passando horas e horas no mesmo exercício. Essa não é a maneira ideal para aquelas pessoas que tem na atividade física o objetivo de melhoria da qualidade de vida, portanto séries variadas desses exercícios de resistência.

Os programas de treinamento avançado usam os exercícios de resistência muscular como referência inicial para toda a elaboração quantitativa de performance, dessa maneira, os índices observados são abordados de forma a verificar o intervalo de treino entre séries diferenciadas, como nos exercícios destinados ao mesmo grupo muscular. A resistência muscular, procurada nos exercícios em academias, também pode ser realizada em casa, logicamente, com cuidado e criatividade, utilizando utensílios comuns que possibilitem realizar essas atividades e atingir os objetivos físicos desejados.

Compreender que as atividades físicas são importantes corresponde a entender que, uma mudança comportamental é exigida como principal fator, de alcance ou não, dos objetivos estéticos ou de qualidade de vida que se persiga, e em todos os hábitos exigem resistência, quanto mais ela for instigada, melhor será o resultado. Dessarte, acreditar que seu desempenho será bom sem se engajar de verdade num programa de treino é um engano imensurável.

O que deve motivar a adesão a um programa dessa natureza deve ser sempre a manutenção da saúde, nesse caminho o perfil corporal também acompanhará, mas nem sempre, a questão deve ser diretamente ao aspecto físico, pois viver de maneira autônoma e independente compreende ser capaz de fazer qualquer atividade quando tiver vontade mantendo-se forte e em movimento.

O bem-estar físico e a qualidade de vida dos indivíduos dependem dos seus próprios comportamentos, portanto, a atividade física é a maneira de aumentar a longevidade e de maneira eficiente, juntamente com o sono adequado e a alimentação, garantindo um envelhecimento digno, pois, sobreviver não é a prioridade, a questão é estar em equilíbrio com seu corpo e mente durante percurso da vida.

Começar a atividade é necessário. E hoje é segunda feira…

Cícero Atila Martins Santos
Professor Especialista em Educação Física.
 

Se Bula! – Em busca do Movimento

SE BULA Alguns dos autores modernos comentam em grandes proporções a importância do movimento humano, e que ao longo dos tempos, esse tipo de atividade vem sendo trocada por inatividade e doenças. Manuel Sérgio, afirma que o homem, em si e a partir de si, está dotado de uma orientação e de uma capacidade de intercâmbio com o mundo, e toda sua motricidade é uma procura intencional do mundo que o rodeia… para realizar e para realizar-se. Essa atitude de troca intima com o universo é a forma de demonstração de uma percepção da própria vida de maneira protagonista, e não como meros objetos que entram numa rotina diária obstaculizando as sensações importantes demonstradas pelo seu corpo.

O corpo humano implora por atividade física, não direcionando qual, porém, a todo instante seus sinais são evidentes, demonstrado por cansaços frequentes, aceleração cardiorrespiratória, aumento de pesos e outras que são divulgadas pelos sedentários que já são acometidos de tais problemas. A busca pela melhor qualidade de vida deve ser incansável, e a adoção do estilo de vida ativo é a melhor maneira de se engajar e garantir resultados de maneira eficiente e prazerosa. Talvez, não haja nenhuma outra forma de se atingir um patamar de “saúde” sem mudança de hábitos, pois esses que serão alterados de forma positiva.

Em relação às melhorias cardiopulmonares as atividades aeróbias são sempre indicadas, atendendo ao controle de peso e modificação da estrutura física do individuo, nesse instante, também, se faz importante adentrar as atividades anaeróbias, quais, são importantes ao desempenho da capacidade muscular especificamente, levando a proposta de adaptação ao exercício de sobrecarga aos músculos fazendo com que se ajuste ao tipo de atividade desenvolvida, possibilitando variados resultados, desde aumento de volume, como melhorar a capacidade de contração e resistência muscular.

O trabalho especifico de “força” é de grande contribuição a performance esportiva ou laboral, aproveitando o estresse proporcionado ao músculo revertido em fortalecimento, diminuindo o risco de osteoporose já que a densidade óssea será melhorada. Comumente é perceptível a escolha da atividade anaeróbia em períodos específicos ao jovens, evidenciando as transformações na aparência e, dentro de limites, a sua forma, mesmo assim é uma atividade recomendada a todos, por seus melhoramentos gerais na qualidade de vida, longevidade e intensidade desse nível de atividade, possibilitando uma aposentadoria ainda útil para aproveitar seus estágio de vida.

Os treinamentos normalmente são desenvolvidos em academias, com a utilização de séries de movimentos com variação de quantidade de repetição e peso, na qual cada um direciona a objetivos diferentes, tais como hipertrofia ou somente a manutenção da condição atual aumentando o tônus muscular. Na atividade resistida, sempre a musculatura passará por fase de adaptação, sendo necessário em seguida uma nova avaliação e modificação na forma de execução do programa. Mesmo tendo essa característica de ambiente fechado é também possível realizar esses exercícios com a utilização de aparelhos em parques, ou em outro local que se localize.

Os exercícios de força também podem ser realizados com a utilização do peso do próprio corpo, como nos casos de apoios de frente, subir escada, elevação na ponta do pé e outros. Qualquer dos exercícios citados tem seu grupo muscular especifico em ação, e alterações fisiológicas irão ocorrer, mas, não é essa a proposição temática. Já que, todos esses movimentos são parte do repertório de atividade física útil e eficiente no propósito de ativação no estilo de vida. A força e a resistência estão presentes em todo movimento humano e ter como meta desenvolvê-las fará com que o corpo trabalhe e melhore seu rendimento como fator de prevenção de doenças hipocinéticas e, de soma, ainda eleve a autoestima diminuindo os níveis de depressão e ansiedade.

Ativos ou não a força declina com tempo, e quanto mais idosos ficamos maior é a velocidade dessa perda. Sabendo disso, urge novamente, que seja adotada essa mudança no estilo de vida, compreendendo que o treinamento da atividade anaeróbia não impede que a aeróbia também seja utilizada. Caberá a cada individuo escolher a que mais combina com seu perfil ou, não especificar, e aproveitar o que as duas poderão oferecer, lembrando sempre da tríade de atividade, correspondendo à alimentação, atividade física e sono adequado.

Daí é só vestir uma roupa leve, calçar um tênis adequado, hidratar-se e partir para a atividade, pois não importará a distância final, mesmo que seja uma maratona, o primeiro passo precisa ser dado, dessarte, é agora a hora de começar, compreendendo que hoje também é segunda feira…

Cicero Atila Santos
Prof. Especialista em Educação Física.
 

 

 

Se Bula! – Outros Comportamentos são necessários.

images (1)A busca pelo perfil estético, corporal ideal é uma luta permanente, tendo em vista a adesão a diversos tipos de programas de atividade física e de controle de peso. Nisso tudo há unicamente, de antemão, ausência de informação, ou insistência em seguir orientações inadequadas de quem pode colocar em risco a sua saúde física, já que essas adoções levam a resultados que não foram desejados em nenhum momento e são responsáveis por modificações irreversíveis como no caso do uso de anabolizantes.

O controle de peso é componente também importantíssimo ao propósito de vida ativa, e, hoje, que percebemos relatos em toda a mídia escrita e televisiva, que os índices de obesidade no mundo todo só têm aumentado, considerando que os costumes voltados à alimentação são cheios de mitos, praticamente inquebráveis, a informação precisaria potencializar uma melhor abordagem do abismo que ora se apresenta, divulgando uma mudança necessária e possível, e acima de tudo urgente.

Estudos do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACMS) revelam que fazer dieta para perder peso é a intervenção de saúde mais sem sucesso em toda medicina. Somente 10% das pessoas que perderam 11,35 kg ou mais permaneceram em seu peso desejado. Essa é uma noticia que precisa ser repassada, pois, a todo tempo inferimos que diversas pessoas adotam a dieta do “sol”, da “lua”, e desconhecem os cuidados necessários atinentes aos componentes dos quais também necessitam de atenção, até porque, não são divulgadas por nutricionista que essas são as dietas ideais.

E, normalmente, é feita a combinação de nutrientes, não adotando especificamente um em detrimento de outro. Importante lembrar, que, acima ou abaixo do peso, uma informação é conclusiva, a nutrição é inadequada.

Pior ainda é perceber que muitos desses programas de perda de peso contribuem para a obesidade. Então, compreender que somente a dieta não ajudará a alcançar a perda de peso, mas sim, a vida ativa combinada com escolhas de alimentos saudáveis, com orientação profissional. Dessa maneira, pode-se esperar que a atividade física faça sua parte,   contribuindo para a formação e manutenção de tecido magro proporcionando uma perda de peso de forma segura, divertida e eficiente, não esquecendo também de boas noites de sono para controlar os níveis de estresse.

Sobre o estresse, sabemos que é representado por nossas respostas emocionais aos acontecimentos do dia a dia e que pessoas diferentes reagem também de forma diferente a estímulos iguais. Então cada indivíduo precisa identificar qual a atividade que lhe faz bem, alivia as tensões, relaxa o corpo, higieniza a mente, ficando assim evidente que o repertório de possibilidades é vasto, possibilitando escolher uma como prática, ou experimentar várias por momento de atividade.

Para Brian Sharkey, ex-presidente do ACMS, o manejo do estresse implica o aprendizado de estratégias de convivências efetivas, maneiras de lidar com as muitas fontes de estresse na vida moderna, e que o mesmo tem sido associado a cardiopatias, câncer, úlceras, imunossupressão e outras doenças, mas uma ligação precisa, ainda não é certa, pois algumas dessas doenças possuem outra origem. Cada minuto que sofremos essa influência “negativa” do estresse, precisamos de uma válvula de escape, considerando que quanto maior o acúmulo piores são os problemas.

Bons resultados surgem com o aprendizado em conter pequenas irritações que são a maioria das principais ameaças. Por isso, deve-se adicionar, além dessas habilidades de convivência, a atividade física moderada e regular como proposições de convivência equilibrada com o estresse, pois, os benefícios são duradouros, efetivos e acima de tudo, barato, proporcionando os perfis positivos à saúde.

Outros comportamentos precisam de atenção. A eliminação de hábitos negativos, tais como, o vício por fumo e outras drogas, e a moderação do uso de álcool. Os números em relação ao uso de cigarro são assustadores, milhares de pessoas morrem por ano, estando, diretamente, ligada a causa morte, em grande maioria, ao câncer de pulmão.

A morte pelo uso de drogas também é significativamente alta, incluindo overdose, suicídio, homicídio, AIDS e outras. Em relação ao álcool, seu uso abusivo é responsável por grande parte dos acidentes automobilísticos. Desses comportamentos negativos, a comunidade médica, não propõe a abstinência total devido a contribuições do uso de uma ou duas doses de álcool, seja vinho, cerveja ou algo mais forte está relacionado à redução de cardiopatia.

Em busca da melhoria da qualidade de vida, sempre será possível adotar as ações de acordo com as convicções individuais, portanto, buscar as informações corretas, que demonstrem suas fontes, trás mais segurança.Todas as indicações são fáceis e dependem única e exclusivamente de você e sua disposição de mudar de hábitos e experimentar algo inexplicável, em relação aos benefícios.

Também nos causa espanto em perceber que vivemos num país que prefere remediar ao invés de prevenir. A pista é democrática, mas, às vezes, seria interessante pedalar em ciclovias adequadas, sinalizadas, caminhar em parques, nadar no rio, ver o pôr do sol, poder contar nesse percurso, com a presença de profissionais oferecendo algumas atividades de controle e prevenção, como aferição de pressão, testes de glicemia ou outras medidads importantes, tornando esse momento mais seguro.

Aproximadamente 250.000 vidas são perdidas todos os anos devido ao estilo de vida sedentário. Isso tem que mudar!

Não podemos esquecer, hoje também é segunda feira…

 Cícero Atila Santos
Especialista em Educação Física

Se Bula! – A atividade Física e os Comportamentos Saudáveis.

idosa Em tempos de novas descobertas, métodos inovadores em todas as áreas relativas à saúde são perceptíveis que muitas dessas são atalhos, desvios inadequados ou que não tragam os resultados desejados como também que lhe cobre um valor alto por tal alcance de metas, caso que necessita de avaliação para uma boa escolha. Vislumbrar-se com um “corpo perfeito” é saber diferenciar o que é aliado daquilo que não, a atividade física necessita que outros comportamentos também sejam valorizados naquilo que pertine.

De fato, em momento anterior, a caminhada já foi identificada como uma das atividades físicas mais benéficas, e de resultado assegurado aos fatores diretos da saúde, nos quais sempre interessante comentar que são hábitos e não eventos de fim de semana. Nessa dinâmica, todos os cuidados possuem sua expressividade particular, já que denota um conjunto dinâmico de comportamentos indispensáveis, demasiadamente ligados aos resultados que se procura, iniciando pelo sono adequado, atividade física regular, um bom café da manhã, refeições regulares, controle de peso, abstinência do uso de cigarros e drogas em sentido amplo.

Cada um desses comportamentos tem sua parcela, no qual isoladamente não estará contribuindo de maneira coerente com a busca integral da qualidade de vida e saúde, tomando a si, um estilo de vida ativo, partindo de horas de sono (6 a 9 horas), representando uma “certeza” de regeneração completa do corpo, fazendo com que permaneça em condições plenas de realização das atividades do cotidiano. O sono tem sido um dos maiores vilões ao que se refere ao estresse, nos quais os indivíduos levam uma vida frenética e não conseguem ter sequer um bom descanso noturno, oferecendo assim ao próprio corpo a oportunidade de “se apagar” indiscriminadamente, não importando se estarás atrás de um volante de carro, nas empresas e qualquer outro local, isso precisa mudar radicalmente e sentir as benesses decorridas dessa adoção de conduta ativa a seu modo de vida.

Em seguida, prática de atividade física regular, nesse momento é importante delimitar que esta precisa já ter sido escolhida previamente, para ser possível prescrever que durante a semana, três vezes mínimas serão praticadas, não sendo inviável que mais dias possam ser também utilizados para exercícios, mas, levando em conta que estamos mudando de comportamento e os níveis máximos de esforço devem ser evitados, para garantir um avanço gradativo no programa de atividade física que seja tomado como referência. A intensidade de trabalho deve ser moderada, tendo como duração total, nesses primeiros dias, de 30 minutos, a medida que o corpo esteja se adaptando esse tempo ou a intensidade poderá ser modificada.

O café da manhã é também tomado como fator relevante, pois, boa parte da população, principalmente as mulheres, por motivos mais variados, deixa de lado, causando assim, frequentemente distúrbios, como tonturas, enjoos, e outros mais graves pela permanência do mesmo hábito, dessarte, mister a tomada desse ato como fundamental, levando em conta a inúmera possibilidade e necessidade de variação com frutas, verduras, proteínas, carboidratos, toda essa generalidade será responsável pelo desjejum do indivíduo e preciso ser levado à serio em virtude de sua essencialidade.

Refeições regulares vêm logo em seguida ao café da manhã, já que são somados, pois um está dentro do outro. Aprendemos, ou herdamos uma cultura, que foi talvez eternizada por nossa condição social, do café almoço e janta, e a todo instante vemos entrevistas praticamente exigindo que nos alimentemos de três em três horas, na tentativa de fazer com que nosso organismo esteja sempre saciado e sejamos impedidos de grandes consumos. E isso é verdade, caso haja qualquer descontrole sofreremos pelo excesso ou pela falta de uma alimentação balanceada nos moldes e calorias consumidas por dia.

As refeições, em sentido geral, representam o combustível que a pessoa praticante de atividades física necessita durante essa prática independente que seja aeróbica ou anaeróbica, complementam-se, assim sendo, ao mudar sua pratica diária de sedentário, é também importante a compreensão da necessidade na alteração dos outros elementos, quais ao controle de peso e às abstinências supracitadas serão abordadas em tempo, o corpo responde aos estímulos sempre se adaptando ao momento, então esse autocontrole deve ser considerado, a frequência da atividade física não deve ser burlada, daí considerar que as respostas a esse novo estilo de vida é barata, como também, altamente perceptível são seus benefícios à saúde e qualidade de vida.

Ah! Lembre-se: todo dia é “segunda feira”…

Cícero Átila Martins
Especialista em Educação Física.