SE BULA- EM TEMPO DE “CORONA VIRUS”
Nas ultimas publicações sobre a atividade física e saúde feita aqui na pagina do SE BULA ficou evidenciada a importância da atividade física à saúde e que iniciar um programa ANTISEDENTARISMO seria uma forma saudável a qualquer individuo.
A atividade física associada a outros comportamentos como a alimentação saudável e sono contribui para a melhoria do nosso sistema imunológico, dessa forma é que, faz-se imprescindível, nesses dias de crise epidemiológica, que seja adotado um comportamento isolado, porem não sedentário, pois, é também, possível atividades físicas em casa.
Alguns exercícios de resistência muscular são totalmente indicados, pois garantem o efetivo estimulo de grupos musculares importantes no dia a dia, tais exercícios como: apoio de frente, abdominais variados e se houver um local apropriado subidas na barra também são de grande valia.
Não é objetivo, desta publicação, esgotar as possibilidades com exemplos de atividades físicas, mas de demonstrar que mesmo em casa nossa responsabilidade da ativação corporal em busca de uma melhor imunização do nosso sistema fisiológico é possível e recomendada, já que não é conhecido por qual período estaremos com orientação de confinamento.
Vale lembrar que similar aos programas utilizados em academias as “séries” devem ser definidas e contínuas visando logicamente exercitar o componente da Aptidão Física que desejas, desde FORÇA; FLEXIBILIDADE; RESISTENCIA; RITMO ou outros. O exercício adotado deve ser seguro e numa sobrecarga suportável, valendo lembrar que sua criatividade para, talvez, criar seus próprios movimentos corporais guiará o nível de intensidade da atividade escolhida.
A ciência determina que o exercício de intensidade moderada, praticado regularmente, melhora a capacidade de resposta do sistema imunológico assim contribuindo com o objetivo de melhoria da qualidade de vida, portanto séries variadas desses exercícios supracitados.
A prática dos tipos de atividade e com sua intensidade moderada da maneira abordada quando em relação sistema serve para proteger o corpo de ataques externos, logicamente não é VACINA, mas de grande importância como fator de proteção.
Entender que as atividades físicas são importantes corresponde a perceber que, momentaneamente uma mudança comportamental é exigida, com isso os objetivos estéticos ficam menos favorecidos em favor da qualidade de vida, e em parceria a ela outros hábitos exigem seu cumprimento de maneira consciente tais como a alimentação e sono.
A adesão a um programa dessa natureza, feito em casa, é uma proposição de luta contra o sedentarismo e manutenção da saúde, nesse caminho instantâneo não é diretamente o aspecto físico/estético, mas nossa obrigação de combater essa PANDEMIA que assusta e assola o mundo.
A atividade física diária contribui a defesa do sistema imune, pois a prática de exercícios faz com que o sangue circule mais. Assim, os anticorpos e glóbulos brancos se deslocam por todas as partes do seu corpo mais rapidamente, de modo que eles possam detectar as fraquezas mais rapidamente.
Com a alteração da frequência cardíaca em virtude da realização dessas atividades físicas desencadeiam a liberação de hormônios que “alertam” as células imunes de agentes causadores de doenças, portanto a intensidade da atividade deve ser moderada. ALERTANDO assim que, exercícios de alta intensidade nesse momento não são recomendados, pois agem de forma contraria reduzindo nossas defesas, pois o estresse é aumentado demasiadamente.
Assim, mesmo em casa, faça sua atividade física lembrando que seu organismo foi feito para se movimentar, ative-se, mova-se mexa-se… SE BULA! AFINAL, HOJE É SEGUNDA FEIRA.
Por: Cícero Atila Martins Santos, Professor Especialista em Educação Física.
Deixe um comentário