O Panamá vota pela mudança e elege Juan Carlos Varela como presidente
O Panamá votou pela mudança, derrotou o continuismo de uma força política comandada pelo presidente Ricardo Martinelli e, depois de uma agitada disputa eleitoral que arrematou com as eleições gerais deste domingo, optou pela alternância no poder e converteu em presidente eleito o opositor Juan Carlos Varela, postulado por uma aliança dos partidos Popular e Panamenhista.
Como parte de uma tradição da vida eleitoral panamenha, o presidente do Tribunal Eleitoral, o juiz Erasmo Pinilla, ligou para Varela para informá-lo que, de acordo com os resultados das votações e em uma tendência irreversível, “você é o Presidente eleito” deste país para o período 2014-2018.
“Muito obrigado juiz presidente. Que Deus abençoe o Panamá e sobretudo a este formoso povo”, respondeu Varela. “Hoje ganhou o Panamá e hoje ganhou a nossa democracia”, acrescentou.
“Assim é, senhor Presidente”, respondeu Pinilla.
Varela derrotou o oficialista José Domingo Arias, do governante partido Cambio Democrático (CD)—que em 2009 ganhou com Martinelli—, e ao opositor Juan Carlos Navarro, do Partido Revolucionário Democrático (PRD), e deverá assumir o cargo no dia primeiro de julho para um mandato de cinco anos.
Com sua ascensão à Presidência, Varela terminará com um governo que, como o de Martinelli, foi reiteradamente acusado de ser autoritário, ao conseguir progressivamente o domínio dos poderes Legislativo e Judiciário, além do Executivo e de outras estratégicas áreas estatais, como a Procuradoria e Controladoria.
Fonte: El País.
Deixe um comentário